quinta-feira, 22 de abril de 2010


NELSON DE OLIVEIRA LEU A TRÍADE


"É um livro mágico!" declarou o autor de Subsolo Infinito "O mito das hierarquias celestes, dos anjos e arcanjos se misturando com os homens e as mulheres, sempre me cativa”

O notável Nelson de Oliveira leu A Tríade, bem como estão lendo outros respeitados escritores que também receberam o manuscrito. Foi com muita alegria que O Quarteto da Tríade (Carlos, Claudio, Cariello, Kizzy) recebeu o texto empolgado do premiado escritor. Nelson é quem agora assina o texto das orelhas do livro; um texto que nos levou às lágrimas.

“A literatura brasileira contemporânea carece de épicos. De sagas que fujam da rotina intimista tão corrente na produção nacional, que vagueiem por outras veredas que não a da classe média sufocada, da elite desacreditada, da pobreza já tão denunciada nos jornais e no cinema”.

Eu principalmente, por ser autor do fantástico, me senti recebido com palmas por uma referência na nossa literatura, o autor e resenhista da Folha, que ficou famoso por escrever mainstream (ficção realista) faz da Tríade um desabafo sincero e belo de quem está um pouco saturado de toda essa realidade, como também se lê no trecho:

“A literatura nacional precisa urgentemente mostrar que o sonho não acabou, que a infelicidade e o pessimismo têm limites e o impossível só se tornará possível por meio da pura fantasia. Ou os autores continuarão perdendo lugar no coração dos leitores, para a tevê, os games e a produção internacional.

“Porque, ao contrário do que se afirma por aí, no Brasil não se lê pouco. No Brasil se lê pouco a literatura feita aqui, pelos brasileiros, cujas narrativas de matrona pouco criativa repetem de forma enfadonha o que já estamos cansados de saber: a realidade é pequena.

“A Tríade é um épico e todo épico gosta de afirmar: a realidade é mágica.

“A Tríade fará muita gente voltar a acreditar que é possível, sim, uma literatura brasileira que, sem abrir mão da qualidade literária, não tenha medo de contar uma boa história, de resgatar um pouco das narrativas eletrizantes que nos faziam sonhar quando moleques”.
*-*
Mais adiante publicaremos aqui o texto do Nelson na íntegra.
É isso, queridos, anotem já na agenda a data de lançamento: sábado, 28 de agosto de 2010 no FANTASTICON (pra quem não sabe, o maior evento de literatura fantástica da América Latina) que ocorre na Biblioteca Viriato Corrêa.

Nelson de Oliveira nasceu em 1966, em Guaíra, SP. Escritor e doutorando em Letras pela USP, publicou mais de vinte livros para adultos e crianças, entre eles Naquela época tínhamos um gato (contos, 1998), Subsolo infinito (romance, 2000), O filho do Crucificado (contos, 2001, também lançado no México), A maldição do macho (romance, 2002, publicado também em Portugal), Verdades provisórias (ensaios, 2003) e O oitavo dia da semana (romance, 2005). Em 2001 organizou a antologia Geração 90: manuscritos de computador e em 2003, Geração 90: os transgressores, com os melhores prosadores brasileiros surgidos no final do século XX. Desde 2003 coordena oficinas de criação literária para escritores diletantes, com obra ainda em formação, e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária. Colabora regularmente com o jornal Rascunho (PR) e com o caderno Idéias & Livros, do Jornal do Brasil (RJ). Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (1995), o da Fundação Cultural da Bahia (1996) e duas vezes o da APCA (2001 e 2003).

5 comentários:

  1. Ansioso pra ler!Em cólicas!E, cada vez que leio uma critica, fico mais e mais com vontade ainda!Que venha A Triade...

    (Espero não estar pecando num comentário infeliz, mas me sooa parecido com algo a ver com Magia, Wicca de repente...Enfim...)

    Quem pergunta, é burro por 15 minutos...Quem nunca pergunta, é burro o resto da vida...

    ResponderExcluir
  2. "a realidade é mágica".

    Depois dessa crítica, estou mais anciosa ainda para ler!!!

    Saudações!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom... isso tudo vindo do GRANDE Nelson de Oliveira é - além de uma massagem orgásmica no ego, né, crianças?!? - mais do que a abertura do portal mágico para o sucesso infinito!!

    Parabéns!


    Darkisses!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que maravilha!
    Tomara que agosto chegue logo.
    Beigiunhos gelados!

    ResponderExcluir
  5. tipo de literatura que me deixa em êxtase!!

    ResponderExcluir